quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ludicidade na educação

UNOESC-Universidade do Oeste de Santa Catarina
Curso: Pedagogia 2ª fase
Acadêmica: Adriana Regina Schneider Pergher

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO

Ludicidade, é um excelente instrumento de trabalho para desenvolver seres humanos íntegros, que sentem, pensam, criam, trocam experiências, desenvolvem a expressão oral e corporal. O artigo tem como objetivo, oportunizar ao grupo de estudo fundamentos teóricos e práticos na utilização da lúdico para a promoção do relacionamento interpessoal na educação.
O lúdico tem cada vez mais conquistado o seu espaço na educação e seu uso tem permitido um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, pois estão envolvidos os jogos, brincadeiras, brinquedos, as expressões orais, corporais e tudo que se refere à diversão. Segundo Vygotsky (1999:12) “o jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, mas sim a transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações da própria criança”.

Especialistas em educação vêem o brincar, especialmente o imaginativo, como tendo um papel crucial no desenvolvimento de capacidades como solução de problemas, criatividade e flexibilidade nas crianças pequenas. Nós acreditamos que, por meio do brincar, as crianças podem praticar habilidades e vir a compreender o mundo que as cerca. (MOYLES, 2006, p.49).

É importante trabalhar o lúdico na educação infantil, de forma a levar às crianças ações que possam entrar num projeto para o enfrentamento das objeções no processo de ensino e aprendizagem, pois a criança traz dentro de si uma necessidade extraordinária de se comunicar, de se movimentar, em todos os momentos, ela é um  er ativo e é na ludicidade que encontra este determinado espaço.
 Para tanto, se torna necessária a criação de espaço que permitam atividades livres, significativas e prazerosas que possam ser realizadas através do brincar, de brincadeiras e de jogos. Segundo Piaget, (1998) acredita que os jogos são essenciais na vida da criança.
As crianças são ativas construtoras do conhecimento, criam e testam as teorias sobre o mundo, onde os jogos e brincadeiras infantis têm sua principal influencia, onde as regras são criadas, faz presente a socialização, o simbólico é exercitado, o físico e o mental.
O universo científico está relacionado ao lúdico, pois são espaços de investigação, possibilidades, autonomia, autoria, para construir o conhecimento e a subjetividade e cada vez mais necessário que a unidade escolar assuma uma concepção de ensino que não separe a imaginação do raciocínio.
            É através das atividades lúdicas que a criança forma os conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.
Portanto, é valorizando o lúdico nas salas de aula, no início da vida escolar, que se proporcionará a criança, meios para se desenvolver plenamente, de ousar, de pesquisar e tornar-se um ser lúdico com desejo de aprender. A socialização provocada e proporcionada pelo brincar favorece na elaboração do egocentrismo, desenvolvendo o sentimento de solidariedade e compreensão do outro.

Dinâmica dos balões:  Organizar o grupo em círculo em pé e entregar um balão para cada participante, explicando que ele deverá ser cheio e através do sopro mentalizando as expectativas da noite e após enche-lo amarrá-lo. Em seguida, todos os participantes deverão jogar os balões para cima e mantê-lo no ar, sem deixar cair. Depois de passado alguns momentos solicitar aos participantes que estiverem com determinada cor de balão, para que se sentem, deixando o balão com as pessoas que estão no centro, os quais deverão cuidar do balão, não podendo deixar cair ao chão. A dinâmica segue até permanecer um pequeno grupo envolvido, onde terão que sustentar toda variedade de balões no ar. Ao final reunir o grupo e refletir sobre as expectativas do trabalho da noite, que só serão alcançadas se houver a união e cooperação de todos.

MOYLES, Jnaet. R., A Excelência do brincar. Porto Alegre: Artmede, 2006.

PIAGET, J. A psicologia da criança. Ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.            VYGOTSKY, L. S. (1999). Imaginación y creación en la edad infantil. La Habana: Editorial bn


3 comentários:

  1. Concordo com a sua publicação Adriana. Trabalhar de forma lúdica é muito importante para a aprendizagem significativa dos alunos, pois proporciona alegria que nenhum livro didático irá proporcionar. Abraços!

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  2. Quando se trabalha com o lúdico você proporciona ao aluno você favorece a sua aprendizagem! Parabéns!

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  3. O lúdico é importante na sala de aula, com ele podemos diferenciar o cotidiano trazendo mais prazer para os alunos. O lúdico trás novos desafios novas possibilidades para o mundo da criatividade.

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